O que o Marketing Estratégico pode fazer por suas vendas

Existem inúmeros métodos, caminhos e recursos para alcançar um objetivo, seja ele profissional ou pessoal. No entanto, para otimizar as condições e atingir a meta com eficiência, é preciso aplicar a arte da estratégia. E é por isso que as empresas devem conhecer a fundo o marketing estratégico.


O que é marketing estratégico?

É a identificação de necessidades e metas de uma organização, bem como, a definição de ações a serem tomadas em um determinado período de tempo.


Mas qual é a diferença entre marketing e marketing estratégico?

Imagine uma caixa de ferramentas, com alicates, tesouras, serrotes, lixas, pregos e martelos. Isso é o marketing. Uma série de recursos úteis que podem ser utilizados para diversas finalidades.
Agora, imagine que você deseja colocar um quadro na parede. Você analisa a estrutura da parede, a iluminação, a harmonia das cores e do significado do quadro com o ambiente e, por fim, você seleciona as ferramentas apropriadas: martelo e prego. Isso é o marketing estratégico.


Vantagens e principais pontos

O marketing estratégico tem a função de garantir que os esforços da empresa (blogs, e-mail marketing, conteúdo em redes sociais, anúncios e campanhas) sejam empregados da melhor forma, sempre alinhados ao objetivo estabelecido. A meta pode ser elevar as vendas, conquistar mais clientes, aumentar a visibilidade, incentivar a produtividade etc.


Recomenda-se, portanto, que o marketing estratégico seja realizado como primeiro passo, pois envolve muita pesquisa, estudo de mercado, análise da empresa, elaboração de orçamento e coleta de dados. Somente com base nessas informações, é possível determinar um objetivo e os recursos que deverão ser utilizados. O marketing estratégico é, em outras palavras, o planejamento, a ideia.


O marketing tático ou operacional, por outro lado, é a ação. Ele é o segundo passo, que colocará em prática o que foi decidido na etapa anterior. Muitos empreendedores já começam por aqui, aplicando um ou vários métodos de divulgação do seu negócio.


Isso nem sempre traz resultados expressivos – ou mesmo que seja alcançado um posicionamento satisfatório, muitos não sabem que ele pode ser muito maior. Por exemplo, pode-se lançar uma campanha no Facebook para conquistar novos clientes, porém, ao analisar os dados do público-alvo da empresa, percebe-se que a maior parte utiliza apenas o Instagram.


10 dicas práticas para aplicar o marketing estratégico

1. Identifique o seu público-alvo

Qual é a faixa etária do seu público? Sua marca é mais direcionada para um gênero específico? Quais são suas características demográficas e socioeconômicas?

2. Crie as suas personas

Muito comum no marketing digital, a persona é um arquétipo que representa um perfil do seu público-alvo. É um retrato mais específico do seu consumidor ideal.

3. Analise a concorrência

Estude a presença do seu concorrente, seus preços, seu diferencial, suas campanhas etc.

4.  Use a Matriz SWOT

Também conhecida como análise FOFA, a matriz analisa elementos internos – Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses) – e elementos externos – Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

5. Faça um estudo de mercado

Faça uma análise da situação econômica local, regional, nacional e internacional. Pesquise lacunas do mercado que podem ser exploradas e novas oportunidades.

6. Defina quais são as suas metas

É importante saber aonde se quer chegar. Por isso, defina metas de curto, médio e longo prazo.

7. Elabore o orçamento

Analise os dados financeiros da empresa, receitas, despesas, previsões, riscos, reservas etc. Com esses dados em mãos, é possível definir a parcela que poderá ser investida na sua estratégia.

8. Defina as suas ações

E-mail marketing, blogs, redes sociais, anúncios pagos, SEO, marketing off-line etc.

9. Defina os seus canais

Para um bom posicionamento digital, é essencial definir quais canais serão utilizados para promover seu negócio.

10. Monitore sempre

O acompanhamento das métricas é importante para saber o desempenho das suas ações e fazer os ajustes necessários.


E então, o que achou destas dicas? Se ainda precisar de ajuda para elaborar o seu marketing estratégico, entre em contato com a O2Multi! Nós podemos te dar uma mãozinha!