Como começar a trabalhar com Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é a produção que é útil ao seu público-alvo e mais do que isso, que seja relevante para qualquer pessoa que venha a procurar por uma solução e a encontre em seu material.


Estes materiais podem variar de formato, você pode utilizar-se post blog, e-books, infográficos, vídeos, webinars, fazer uso de imagens, entre outros, para gerar aproximação e atrair públicos para seu negócio.


Mostrar-se como especialista e acrescentar informações ricas, torna seu negócio respeitado e visto no mercado como uma empresa que impacta no meio digital e, consequentemente, fora dele.


Para se valer do Marketing de Conteúdo, você pode pensar o quão importante é estar no meio digital atualmente e o quanto seu negócio pode ser alavancado por estratégias digitais.


Benefícios do Marketing de Conteúdo para sua empresa?

Uma boa estratégia em Marketing de Conteúdo pode mudar o cenário de sua empresa e gerar muitos resultados. Quando uma pessoa indica um material produzido ao seu amigo, quer dizer que o conteúdo a que ele teve acesso o ajudou e, portanto, pode ajudar outras pessoas também.


Esta indicação de um material rico é um ótimo marketing para sua empresa, o boca a boca é mais do que a satisfação, ouvir a experiência de alguém pode ser um diferencial e, para que isso aconteça, é preciso ser atuante e entender as dores de seu público para acertar a sua estratégia.


Mas você sabe a importância de investir em Marketing de Conteúdo para sua empresa? Porque ele atrai e ensina seu público, e esta relação é capaz de ter ótimos resultados para seus negócios, pois além disso, cria uma autoridade, que é capaz de ser convertida em vendas.


O Marketing de Conteúdo é capaz de mostrar ao futuro cliente qual é a sua dor, que por vezes, não é identificada por ele próprio. Neste sentido, quando ele entende que possui o problema, sabe que precisa da solução, é aí que sua empresa entra para resolver.


Após absorver os conteúdos produzidos por sua empresa, há grandes de se manter esta relação para além e fechar em um bom negócio. O material rico pode ser em diferentes formatos, por isso reunimos alguns que podem ajudar a sua empresa a ser relevante, acompanhe.


1. Crie um blog

Atrair público para gerar tráfego em seu blog é muito eficaz para controlar as ações do Marketing de Conteúdo. Para um bom material em blogs, é preciso diversificar os conteúdos, adotar técnicas de SEO e otimização do Google.


Apesar de alguns considerarem que o blog perdeu espaço para as mídias sociais, pelo contrário, eles podem ser aliados e melhorar a visibilidade de seu negócio, importante para agregar valor em públicos diferenciados.


Gerar tráfego para o seu site por meio de e-mail marketing também é uma porta de entrada para novos clientes, por isso, ter um material rico em que se possa navegar, tirar dúvidas e aprender novas coisas conquista a atenção do usuário.


Planejamento, periodicidade e relevância são pontos importantes para analisar o que postar em seu blog, pois tudo isso deve culminar na qualidade do material produzido, que deve ser educativo para seu público.


2. Vídeos

O segmento audiovisual está em ascensão, então porque não usar essa estratégia para produzir um conteúdo rico para seu público, que tem grandes chances de ser visto e compartilhado, isso tudo graças aos dispositivos móveis e à internet.


Os vídeos não substituem um texto produzido como vimos acima, mas são uma ferramenta importante de engajamento e valor para o negócio. A produção de conteúdo na internet está crescendo exponencialmente, por isso, comece agora a investir, pois quanto mais tempo você demora para se adequar, mais sua concorrência aprimora a produção de conteúdo e sai na frente.


3. Webinars

São uma forma barata de produzir um conteúdo rico para seu público, mas, o mais importante, é que trazem um toque pessoal, nada daquele formato de palestra ou direcionamento engessado.


Os Webinars trazem muitos benefícios para as empresas e estão sendo utilizados cada vez mais para gerar tráfego, engajamento e aumentar a autoridade no mercado.


Uma empresa que investe neste material rico, gera mais leads e, consequentemente, aumenta suas chances de fechar negócios e alavancar vendas, além de criar uma relação ainda mais próxima com seus clientes e mostrar que está atualizado e preocupado com temas relevantes aos mesmos.


Durante um webinar, as respostas podem ser respondidas ao vivo, gerando ainda mais valor e engajamento com seu público, além de ser uma maneira de encantá-los com um tema relevante e levado de uma forma dinâmica.


4. E-Books

Produzir um conteúdo completo e divulgá-lo como um E-Book, gera valor para sua empresa. Um material rico que é fácil de ser produzido e traz ótimos resultados por representar autoridade e novas informações sobre um assunto em especial.


Os E-Books têm um formato de conteúdo rápido e educativo, portanto são importantes geradores de leads. Um conteúdo especializado pode ser uma fonte de informação muito útil e gerar um bom engajamento.


Escolha um tema relevante e produza um conteúdo rico em informações, abrangentes sem deixar de ser leve e explicativo, por isso entenda seu público e a forma como esta informação será mais bem assimilada.


5. Redes sociais

Com a ampla utilização das redes sociais em todo o mundo, elas se tornaram umas das principais formas de consumo de informações atualmente. Por isso, sua empresa não pode ficar de fora.


Ações de Marketing de Conteúdo por meio das redes sociais atraem e vendem, geram tráfego e podem disseminar suas informações rapidamente. Por isso, dentro das estratégias de marketing digital, as redes sociais representam uma boa parcela de novos engajamentos.


As redes sociais permitem a criação de conteúdos multimídia, por isso podem atingir um público de diversas maneiras, gerando aproximação com seu público e valorizando a marca de seu negócio.


Conteúdos de qualidade e relevantes atraem e fidelizam seu público, tornando a sua marca respeitada e valorizada no mercado, pois mostra que a necessidade de seus clientes está acima de mostrar apenas serviços e/ou produtos, mas o que muda e influencia a vida das pessoas.